
Por hoje, 31 de outubro, algo me inspirou. Não porque é dias das bruxas, mas porque assistir a algo com uma idéia que já havia me esquecido. É um filme tirado de um grafic novel.
O filme eu considero até melho do o HQ, principalmente o final, é claro que como sempre acontece o filme corta muitas partes e outras são adaptadas. Mas o filme poderia ser muito mais elaborado, principalmente em duas cenas que também fazem parte do original (no HQ) só que a narrativa é totalmente mudada, talvez, pra preservar um pouco do conservadorismo hollywoodiano.
São duas cenas que valem apenas ser lidas como complemento ao q ñ foi dito nas mesmas cenas do filme.
A primeira cena é no monólogo em que codenome V faz no "Old Bailey", nesta cena ele personifica a estátua da justiça. Começando que quando era pequeno a adorava e sempre a olhava com grande estusiasmo se mostrando enamorado por ela (pela estátua), mas q com o passar do tempo ela se deixou enamorar pelos homen de uniforme e esquecendo seu ideais. Este monólogo ou diálogo (pelo fato de V personificar a imagem de justiça, fingindo dialogar com esta) é uma parte marcante do HQ de Alan Moore, mas no filme ele é simplesmente esquecido.
Outra parte muito marcante, é quando V entra na emissora de TV. Posso dizer que o video que se pede pra se exibido representa só o final de uma narrativa que no HQ é muito representativa. Nesta cena ele faz uma representação do Homem, desde seu início primata, até a aualidade com suas opressões como eleger seus representantes como de Hitler, Mussoline e Stálin. Este ATO serve de complemento ao que faltou na masma cena que teve no filme.
Se o filme tivesse rolado estas duas cenas, como rolou, só que tivesse feito com a mesma representação, principalmente na narrativa, eu direi que o filme seria perfeito.
Outra parta marcante do HQ e que desta vez está com uma quase identica narrativa no filme é a parte em quem Evey é supostamente preza e torturada em que ela encontra forças para continuar vivendo sem ter medo, na estória do papel higienico. Aí a representação da narrativa como do visual foi perfeita.
O final do final, para mim, foi melhor do q o final do HQ. O do filme teve mais sentido em seu desfecho, enquanto o do HQ ficou faltando..., mas convinhamos, "a idéia que faz o Homem" prevale no HQ ao mostrar Evey trajando o uniforme de V, não deixando , tanto a idéia por da máscara e nem o homem atrás da idéia morrerem.
"Lembrem
Lembrem
Do 5 de Novembro..."





