Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Lembrem do 5 de Novembro..."


Por hoje, 31 de outubro, algo me inspirou. Não porque é dias das bruxas, mas porque assistir a algo com uma idéia que já havia me esquecido. É um filme tirado de um grafic novel.

O filme eu considero até melho do o HQ, principalmente o final, é claro que como sempre acontece o filme corta muitas partes e outras são adaptadas. Mas o filme poderia ser muito mais elaborado, principalmente em duas cenas que também fazem parte do original (no HQ) só que a narrativa é totalmente mudada, talvez, pra preservar um pouco do conservadorismo hollywoodiano.

São duas cenas que valem apenas ser lidas como complemento ao q ñ foi dito nas mesmas cenas do filme.

A primeira cena é no monólogo em que codenome V faz no "Old Bailey", nesta cena ele personifica a estátua da justiça. Começando que quando era pequeno a adorava e sempre a olhava com grande estusiasmo se mostrando enamorado por ela (pela estátua), mas q com o passar do tempo ela se deixou enamorar pelos homen de uniforme e esquecendo seu ideais. Este monólogo ou diálogo (pelo fato de V personificar a imagem de justiça, fingindo dialogar com esta) é uma parte marcante do HQ de Alan Moore, mas no filme ele é simplesmente esquecido.

Outra parte muito marcante, é quando V entra na emissora de TV. Posso dizer que o video que se pede pra se exibido representa só o final de uma narrativa que no HQ é muito representativa. Nesta cena ele faz uma representação do Homem, desde seu início primata, até a aualidade com suas opressões como eleger seus representantes como de Hitler, Mussoline e Stálin. Este ATO serve de complemento ao que faltou na masma cena que teve no filme.

Se o filme tivesse rolado estas duas cenas, como rolou, só que tivesse feito com a mesma representação, principalmente na narrativa, eu direi que o filme seria perfeito.

Outra parta marcante do HQ e que desta vez está com uma quase identica narrativa no filme é a parte em quem Evey é supostamente preza e torturada em que ela encontra forças para continuar vivendo sem ter medo, na estória do papel higienico. Aí a representação da narrativa como do visual foi perfeita.

O final do final, para mim, foi melhor do q o final do HQ. O do filme teve mais sentido em seu desfecho, enquanto o do HQ ficou faltando..., mas convinhamos, "a idéia que faz o Homem" prevale no HQ ao mostrar Evey trajando o uniforme de V, não deixando , tanto a idéia por da máscara e nem o homem atrás da idéia morrerem.


"Lembrem

Lembrem

Do 5 de Novembro..."

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Demônio e o Anjo


Pobre demônio

Se apaixonou por uma anjo
Um amor proibido

Uma paixão que o agoniza


Pobre demônio

Não sabe o que fazer

Se encontra perdido

Sem ajuda e sem amigos

Pobre demônio



Ao inferno de seus sentimentos

O anjo também gosta do demônio

Só que tem medo que descubram
E por isso sofre

Ela não quer se tornar uma decadente

Pobre anjo


Pobre demônio

Pobre anjo

Eles se encontram apaixonados

Mas a realidade aterroriza-os

Fazendo-os agonizar com o que sentem


Pobres criaturas

Por medo da realidade, sofrem
Um amor proibido enfrentam

Pobres criaturas

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aleatório


"Tudo que tem um começo, tem um fim". Mas que fim, se sempre há um recomeço? Sendo que todas as coisas que são naturais, assim como teve seu começo, também teve seu fim. Todas as coisas são iguais, metodologicamente indo de encontro com uma amnésia solidária e benéfica, por um ou vários pontos de vista a depender da posição que esteja o observador. Assim: é o conhecimento conhecido de quase todos ou, talvez, ninguém saiba daquilo que se possa dizer. Como assim pensamos em conhecer a realidade ou ter a noção de uma verdade absoluta, sendo que tudo é relativo, assim nos disse Einstein. A única "absolutividade" que há em todo o Universo, talves e somente talvez, só seja a velocidade que a luz possa chegar. Tendo o seu absoluto em 299 792 458 km/s (concinhamos, talves e mais uma vez, talvez seja melhor arrendondar para os conhecidos 300.000.000 km/s).

"Somos um só!" Quem foi que disse uma mer..., opa! uma barbaridade destas? É claro que isso é por valor do tal coletivo da coisa. Como encontrar uma palavra, outra e outra e outra e formar uma frase ou uma oração (ao velho estilo professora de português do colegial). Assim temos um coletivo. Um pensamento no meio de todos os outros pensamentos, mesmo sem fazer sentido para uma forma de ideologia. Um dia se viu o que era uma coisa e esta coisa era apenas um fato social (o q é isso? eu também não sei, só sei que faz parte do coletivo). Algo sem preconceito, mas "personaliticamente" sem mais pré-conceito. Faço do conceito uma prévia...

Mesmo assim, entre fato social e ação social, fico com ação social por ser algo mais partido do indivíduo para outro indivíduo. Isto, de individualidade da coisa coisificada pela ação social, dar-me um ar de egoísmo. Talvez, quem sabe, eu seja egoísta, só que sou meio patológico pra isso (e eu nem sei o que quer dizer patológico mesmo). Não há nada com o que discordar, nem para acordar para esta realidade superficial do qual vivemos.

Porém, não sei falar, só sei escrever e, mesmo assim não sou escritor. Mas (quantas vezes terei de discordar de mim mesmo com tantos "mas"?), tanto faz (não é referido ao que está no entre parenteses anterior, ma...,portando não tem nada a ver), porque a vida é apenas um produto "cozinhado", mexido e remexido por seres humanos. Estes seres arrogantes e mesquinhos que nós somos. Criamos e somos criaturas querendo se transformar em criadores e "matando" o tal criador que nós criamos (confuso, não?) e fizemos parecer que já existia antes de a gente criá-lo (pense na paranóia!). É claro que há algo subliminar nisso tudo, um dia se saberão o q estará nas entrelinhas ou em linha nenhuma. Talvez só fique na dúvida. Ou não exista sentido nas coisas.

sábado, 18 de outubro de 2008

Formas de Comunicação


Chapeuzinho Vermelho na imprensa - Diferentes maneiras de contar a mesmahistória:

JORNAL NACIONAL(William Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...". (Fátima Bernardes): "... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".

PROGRAMA DA HEBE(Glória Maria): "... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?"
-
CIDADE ALERTA(Datena): "... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? ! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não."
-
REVISTA VEJA:Lula sabia das intenções do lobo.
-
REVISTA CLÁUDIA:Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.
-
REVISTA NOVA:Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.
-
FOLHA DE S. PAULO:Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador". Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.
-
O ESTADO DE S. PAULO:Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.
-
O GLOBO:Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente
-
ZERO HORA:Avó de Chapeuzinho nasceu no RS.
-
AQUI:Sangue e tragédia na casa da vovó
-
REVISTA CARAS: (Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada,eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa"
-
PLAYBOY: (Ensaio fotográfico no mês seguinte)Veja o que só o lobo viu.
-
REVISTA ISTO É:Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.
-
G MAGAZINE: (Ensaio fotográfico com lenhador)Lenhador mostra o machado
-
SUPER INTERESSANTE:Lobo mau! mito ou verdade ?
-
DISCOVERY CHANNEL:Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver.

(autor anônimo)

Várias visões para uma mesma história. Será que existe verdade absoluta ou como diria Einstein em que diz que tudo é relativo, apenas dependendo do posicionamento de quem ver.

Ética

Ñ sei fazer filosofia, muito menos poema e nem o q é ser gótico de verdade. Mas sei o quanto a vida pode ser injusta. Pq os bons morrem jovens, os q sofrem (se ñ são fortes) acabam se matando, pq os orgulhosos, morrem sozinhos, pq os maus demoram a morrer?
"Ser ou ñ ser, eis a questão?" Parece q tudo na vida são questões mal resolvidas, perguntas mal formuladas ou respostas q geram mais perguntas e um caminho sem volta.
Somos os únicos q ñ temos moral nenhuma de falar de tudo q existe, mas somos seres éticos, porém tb ñ temos nenhuma ética em várias situações. Matamos o nosso semelhante por brincadeira, por puro passatempo e nos achamos o seres mais moralistas e éticos. Ainda somos seres irracionais guiados pelo instinto, tendo os nossos desejos como nossos torturadores. Nos metemos em drogas ou em outros vícios e deixamos nossos desejos nos controlarem e ficamos assim pelo resto da vida. Q moral há nisso, q ética há em ser tão fraco? Somos seres pensadores e racionais, porém ainda tendo o desejo controlando todos os nossos sentidos e atos. Repito, matamos por brincadeiras. Hoje queria viver como a milenios atras onde o q prevalecia era a Lei de Talião, do tal famoso código de Hamurabi, "olho por olho, dente por dente". Talvez eu já tivesse morto agora, por meus crimes. Mas a meu ver, ñ viveríamos prezos nesta guerra individual q nós vivemos. Ñ seríamos tão loucos a ponto de matar quem amamos, só pq ficamos sozinho sem este amor q nos foi negado. Agora eu pergunto: Onde esta a justiça?
Aqui no Brasil, um paisinho de merda, diga-se de passagem. Mas q país ñ passa de merda hoje em dia? Aqui no Brasil um crime deste a penalidade ñ passa dos 30 anos, no máximo se ñ for solto antes (por bom comportamento)
Ética, moral? São apenas palavras inventadas e q querem dizer alguma coisa, mas ñ diz nada na prática.Ñ sei fazer filosofia, nem sei se sou gótica ou poeta e ne sei s sei escrever. Mas acho q pensar já fala por mim, acusando q continuo vivo e consciente.
Aquele q mata merece morrer.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Aqui e Ali


Aqui me sinto em paz, porém é ali q tenho q ser eu. Aqui ñ sinto desejos e nem procuro prazeres, já ali sou escravo do desejo e sempre procuro alguma coisa q possa me satisdazer de prazer. a tisteza ñ é passageira, já a vida é. Então a vida é uma passagem triste de nossa existencia ou só eu penso assim? Preso a desperdícios, prazeres e desejos, onde está a nossa alma? Estou triste por está vivo, triste por viver preso a estes valores, tipicamente humanos e anti-naturais. Estou triste, tanto aqui e ali, por está preso neste corpo animal e com uma vida superficial, basicamente, por está vivendo como um humano. Porém sou fraco por continuar vivendo, e sou forte por continuar passando por esta provação em meu fanatismo religioso sem religião nenhuma.

Tento me desprender de rótulos, pois ñ me acho rockeiro, nem gótico, nem forrozeiro, nem emo, nem filósofo ou um quase cientista social. Portanto, em minha falta de personalidade, eu sou ambos, como tb homo, hétero, bi, pan ou seja lá o q for. Com certeza e ñ posso negar, sou um pecador, um ogro, onde tudo q sou é uma orgia sem fim.

Amnésia


"Amnético",

Anti-ético,

Asiático,
Absurdo,

Amnésia.


Esquecido,

Esquilo,

Estilo,

Esmero

(d)esmerecido.

Confusos,

Contidos,

Co-patriotas

Co-relacionados

Comidos.


Absurdo,

Arbusto,

Agonia e

Ansiedade.


Mentiras,

Falsidade,

Esquecimentos

Promessas?

Verdade

Ou amnésia?