
Não sei como começar uma crítica. Se já começa colocando pra lá com o objeto a ser criticado ou faz um resumo deste objeto e analisa parte por parte. Claro que existe os dois modos e como quero, também, fazer uma comparação..., vamos ver no que é que dá.
Primeira mente o filme em si é bom, mas você só tem que se ater ao filme em si. Admito que apesar de ser bom, o filme, por ser muito rápido e corrido em seus fatos ele fica um pouco inexplicável. Detesto ir a favor de alguns críticos que colocam os filmes pra baixo. Já que crítico são feitos para rechaçar, triturar e aniquilar os filmes, parece que eles nunca escutaram falar de crítica construtiva, a crítica pode ser boa. Ok! É assim, realmente o filme é meio forçado em suas explicações rápidas o que deixa sempre algo faltando a ser explicado ou mostrado em cena. Dando uma passada em sites que mostravam a opinião do diretor, tudo bem em ele não aprofundar o romance de John (o número 4) com a garota do colégio já que ele (o diretor do filme) queria mostrar mais a ação do jovem alien a combater seu algozes. Mas aí tirar a graça de mostrar o treinamento do protagonista que no filme foi como se o tutor, que era um cêpan, além de mostrar como uma pessoa rude e severa, o que no livro é diferente, ele (o guardião) não o ajuda no terinamento, nem quando o John ganha seu primeiro legado.
No livro, desde pequeno o número 4 era treinado nas artes marciais e nas habilidades próprias de seu povo pelo seu guardião. No filme, essas habilidades veio junto com o legado quando 4 as adquirio, sem treinamento nenhum. Fazer assim: mostrarei uns ponto dos livro comparando com o filme, será rápido porque já tá ficando longo demais.
No livro ele já vem treinando desde a infância com seu guardião, no filme ele só obtém as habilidade com super força e velocidade quando ganha o primeiro legado que no filme mostra como se fosse uma junção de vários legados. O seu guardião o treina e quando chega o primeiro legado que é o que chamam de LÚMEN, que solta luz nas mãos, só que é também invulnerabilidade ao fogo e 4 vai treinando, juntamente com Henri (o guardião) eles abrem a arca lórica e pega uma pedra para ajuda-lo a se concentar e neste treinamento 4 vai tendo visões da guerra em seu planeta natal Lórien, isso não é mostrado no filme, já que eles nem uma hora abrem a arca e as única pedras que acham foram mostrados como um tipo de rastreador para se encontrar os outros. Henri, morre na fuga protegendo 4, quando fugiam da casa dos humanos que faziam uma revista de conspiração alienígena, só que Henri morre na batalha no campo de futebol americano que até é mostrado no filme, no livro nesta parte mostra a participação do Mark James que inicialmente implicava com o herói no colégio. O Sam aparece bem depois, salvando 4 ou John de ser morto e mesmo assim ele não vai do clichê dizendo que é porque joga muito vídeo game, mas porque ele atira pelas costas.
A número 6 que aparece nessa batalha, ela ainda vê Henri com vida e se reconhecem da época da fuga do planeta natal, já que 6 é mais velha que 4. Os legados dela é da invencibilidade, controlar os elementos e o poder lúmen de 4 não tem poder de energizar, mas estes detalhes são até irrelevantes com a má adaptação que fizeram deste livro de estória bem arranjada para a barbárie do enredo que fizeram para o filme. Sendo que, para mostrar da rapidez do filme o que faz o filme ser mais inexpressivo comparado ao livro e, também, um pouco sem sentido,foi o intervalo de tempo, enquanto o livro transcorri em três meses, relevando a paixão dele pela garotas e as confusos nos colégio ao treinamento com Henri, no filme os três meses traduziram-se em três dias. A relação com Henri é mais parecida de pai e filho, sem falar da lembrança que 4 tem quando Henri morri ao seu lado, é uma lembrança de Lórien quando 4 é apresentado a Henri pelo avô que é um Gerda, apresentando Henri, que tem o nome de Brandon, dizendo que ele seria seu guardião, tipo uma babá e que ambos estavam ligados, bem emocionante.
Gerda são seres superiores, os donos do legados que são habilidade especiais como controle dos elemento, invisibilidade, controle do clima, habilidade de sentir e falar com outros seres vivos (animais), etc.; o Cêpans que são as pessoas "normais", são os "políticos", aquele que cuida da burocracia e são os treinadores dos Gerda, até este atingir todos os legados.
Finalizando! Tem muita coisa a ser dita e comparada, mas o texto já tá longo e, acho que já deu pra entender. Como já disse, o filme em si apesar de ser rápido em seu eventos é um bom passatempo, mas não leia o livro porque se o ler o filme parecerá um tanto idiota. Por mim fazeria, com o mesmos atores, uma refilmagem, uma retratação porque a estória, tudo bem ser reduzida, mas ela foi , como posso dizer, jogada no lixo pelo produtor, roteirista e, também, pelo diretor. Não importa de quem foi a culpa, mas pelo fato de ter feito este absurdo não merecem perdão. Mas o filme em si é regular.

Nenhum comentário:
Postar um comentário