Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Geração "Fast Food"

"Ei, vamos lá comer naquela lanchonete que é muito conhecida, ela é famosa também, já que o mundo todo a conhece ou já ouviu falar no nome dela. Não estou lembrado agora do nome, aqcho que é Mc... alguma coisa, ela é bastante conhecida. Em fim, vamos lá comer pois o fast food de lá é o melhor que tem."
***
Assisti um dia desses o filme NAÇÃO FAST FOOD, o filme podemos ver que também se trata de um documentário pelo fator informativo dele e é muito interessante.
Acrescentei alguns pontos que pude destacar no filme, de carater informativo:
1) O filme mostra a emigração ilegal dos mexicanos que tentam sair da pobreza de sua terra para tentar a sorte nos Estados Unidos da América do norte e acabam enfrentando situações humilhantes e, muitas vezes, desumanas para conseguir atingir seus objetivos. Assim como se submeter a práticas um tanto ilícitas para se conseguir algo;
2) A comida que se chega ao cliente, muitas vezes nem sabemos como ela é preparada ou conduzida até o prato que será servido. O que vemos nos filme é o que provavelmente acontece. Um mau trabalhador, ou seja porque no dia está estressado ou se estressou com o cliente ou porque não liga para o emprego que tem, mas que está nele porque não conseguiu algo melhor, faz pouco caso da higiene, aproveita restos de comida..., cospe nos alimentos que será servido, entre outras coisas e não é só ficção, tanto muitos destes maus empregados já foram flagrados fazendo coisas que alguém sensato teria nojo de voltar a comer no mesmo ambiente, mesmo que já fosse outros empregados;
3) Não podemos esquecer de onde vem a carne destes fast foods da vida. Se o gado soubesse como tratam a carne dele depois que o abatem, ele se rebelaria. Nem o mais respeitado ambiente está livre de acusações contra o mau uso da higienização. Mas posso fazer uma ressalva em questão disso que este trabalho é sujo mesmo e não podemos culpar somente a industria dos fast foods, se andarmos por uma feira livre mesmo, podemos ver uma situação ainda mais catastrófica, mas mesmo assim ninguém vai acabar se tornando um ativista vegano (mais popularmente veg), mesmo com denuncias contra alguns abatedouros com nenhum tipo de higiene. Voltando a um trecho do filme quando Don, personagem do filme que fazia parte de uma grande marca, vai supervisionar a produção e de onde vem a carne que é usada em seu produto, o que é mostrado a ele é somente a paste limpa, como é moido a carne e toda a produção de como é feito o hamburguer. O que não mostrou é o que a maioria da população não quer saber e fingi não existir, que é a parte do tratamento da carne, do abatimento do gado, passando por toda a "limpeza" (tiração do coro, separação da gordura, rompimento do intestino fazendo as fezes se misturar na carne, etc), em um ambiente impecavel de sujo, com sangue fazendo lagos. Mas isso é normal, ter infecção alimentar, pondo meio mundo de gente em um restaurante em leitos de hospitais ou a sete palmos do chão, faz parte.
4) Capitalismo é isso. Os "grandes" não estão nem aí de saber como é tratado a carne, de onde vem, como é feito todo o processo, se terá mortes por infecção alimentar e de qualquer forma a culpa será do restaurante, do UM restaurante dentre a cadeia de restaurantes, "eles" podem culpar os funcionários para explicar o fato, culpar a limpeza indevida deste estabelecimento. Afinal, pra eles, o que importa são os lucros, somente o resultado e não os meios já que pelo resultado pode justificar os meios!

Nenhum comentário: