Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de abril de 2017

13 Reasons Why (Os 13 Porquês)


Uma série envolvente e impactante! 

...Tempos de colégio. Não lembro das coisas que me faziam mal. Claro que tinha amigos, "inimigos". Alguns mexiam comigo, era chato, mas acho que por não ligar tanto, na verdade, demonstrar que não ligava, no íntimo eu ligava sim. Mas por não demonstrar que não ligava e, às vezes, levar na brincadeira, eles deixavam pra lá. Sempre fiquei na minha! Na verdade é só não se importar.Aquele que busca por reconhecimento, claro que é o que mais vai sofrer e se decepciona quando não tem este reconhecimento, quando sofre rejeição ou quando o reconhecimento, a reputação que procura é negativa, seja por boatos mentirosos. As garotas, o sexo feminino é o que mais sofre, mesmo o homem tento fama de "galinha", "garanhão", "pegador", para a mulher, na mesma situação, seja por boatos ou não, as expressões são de baixo teor como "menina fácil" entre outras expressões do tipo e não preciso nem mencionar. E para o adolescente tudo é tão absoluto! 

Assistindo "13 Reasons Why" (Os 13 Porquês. na versão brasileira), somos capazes de nos apaixonar por Hannah, por sua sensibilidade, pela inocência, pela procura de uma identidade própria, num período da vida de auto-afirmação e por isso de mais vulnerabilidade emocional. A gente se encontra na situação de querer salvar a Hannah e dizer que "tudo bem!" e quer ser seu amigo, que sabe como ela se sente e que a entende, que quer dar seu "ombro amigo", chorar com ela ou, simplesmente, ficar em silêncio, mas mostrando que está lá por ela.E se desespera quando até o Clay que teve a chance de salvá-la, ele também a rejeita, não por querer, já que em seu trauma a Hannah o manda embora. Claro que depois de gritos qualquer um iria embora! O Clay não tinha como saber o que estava se passando e depois teve a morte do amigo que o fez ficar de luto e sentir raiva até da Hannah. E os acontecimentos seguintes com a menina só mostraram um caminho sem volta, onde o estupro foi a "gota d'água" e nem o Clay ou o amor pelos pais a salvaram. Só que ela poderia ter falado com um, suposto, responsável antes do "efeito borboleta" ou antes de a bola de neve ter crescido a um ponto que não tinha mais jeito e não deixasse para falar no final quando até ela, mesmo se dando uma última chance, sabia que não tinha mais jeito.Eu me apaixonei por Hannah! Senti ódio mortal pelas mentiras de Courtney e manipulando os outros a continuar fingindo que nada aconteceu. Desprezo por Justin que começo tudo como em um bater de asas chegando ao nojento do Bryce e seu machismo arrogante causando o tufão que destruiu tudo de vez...Eu me apaixonei por Hannah! Senti pena e também me sentir rejeitado por todos, sentir-me humilhado, violentado emocionalmente e fisicamente como a Hannah. Quis ser a chance que a Hannah procurava, a chance de salvá-la. Senti raiva do Clay de ter tido essa chance em todos os 13 episódios e fiquei frustrado por ele não ter feito nada, apesar de gostar dela; de não prestar atenção nela e saber que precisava apenas de alguém ao seu lado.
Muitas vezes as mudanças são sutis, simples e quase imperceptíveis, mas se soubermos observar podemos ser herói ou vilão, só depende da escolha em você se importar ou não e ainda fazer piorar a situação de quem precisa.

Nenhum comentário: