Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ESCOLA x TRABALHO

Começar pelas diferenças:
• escola: paga-se para estudar;
• trabalho: a pessoa é paga para trabalhar.
Certo! Coloquei diferenças, no plural, mas só pus uma diferença, porém é a mais chamativa e a mais explícita. Talvez com o desenvolvimento exponha mais diferenças, mas por enquanto é só!
Na escola a pessoa passa a infância e juventude toda pagando para estudar, tornando uma rotina, por isso se acostumando a todo dia está sempre lá fazendo a mesma coisa...; tem a mesma obrigação que o trabalho, estar num emprego, a mesma responsabilidade de sempre está presente e com seus afazeres. A diferença que na escola como já expus a pessoa passa sua infância e juventude e ela paga para está lá, mesmo sendo público, porque impostos, materiais, xerox, eventos em grupo que necessite de contribuição financeira..., já no trabalho a pessoa é um funcionário de algum tipo de instituição, apesar de o aluno também ser um tipo de funcionário, mas no trabalho a pessoa se torna uma empregado (por isso o termo emprego) e é pago para trabalhar, passando a sua vida adulta toda e inicio da velhice trabalhando. Enquanto na escola passa mais ou menos 20 anos no trabalho extende-se este prazo para um pouco mais que 30 anos. E depois destes 30 anos a pessoa se torna tão alienada já que estudou por pouco mais que 20 anos e depois trabalhou por um pouco mais que 30 anos que o fato de não fazer mais nenhum dos dois acha que não está fazendo nada só por ter sido dominado e manipulado por quase 60 anos por uma sociedade que chama de bárbaros ou selvagens ou vagabundos aqueles que querem ser livres, que querem ter sua liberdade, que querem conhecer a verdadeira liberdade.
Mas é assim mesmo, afinal uma abelha numa colmeia ou uma formiga num formigueiro passam a vida trabalhando, escravas de seus próprio instinto! Porque conosco seria diferente? Trabalhar sempre para os outros para assim sobreviver e viver em sociedade, mas nunca para nós mesmos. E não pense que quem diz que trabalha para ele mesmo é livre, afinal e, finalmente, ele ainda presta contas e trabalha para satisfazer a sociedade, assim como a abelha para colmeia ou a formiga para o formigueiro.
Somos organismos em um emaranhado mecânico!

Nenhum comentário: